Finlândia decide fechar fronteira com Rússia para proteger segurança nacional
Governo acusou Moscou de estar promovendo uma migração instrumentalizada no país
A Finlândia decidiu fechar temporariamente toda a fronteira com a Rússia após semanas de tensão devido ao alto número de requerentes de asilo. Segundo o governo, o posto fronteiriço de Raja-Jooseppi, o último aberto entre os países, encerrará as operações ainda nesta 4ª feira (29.nov), voltando a funcionar apenas no dia 13 de dezembro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além do fechamento da travessia, a Finlândia está terminando a construção de um muro na fronteira com a Rússia. As medidas fazem parte do plano de segurança nacional, assinado em julho do ano passado, que prevê aumentar a capacidade operacional para prevenir ameaças híbridas. Ao todo, os países dividem 1,3 mil quilômetros de território.
De acordo com as autoridades finlandesas, a decisão foi tomada, sobretudo, devido ao alto número de entrada de migrantes no país. Isso porque as travessias continuaram mesmo após as restrições, o que aponta para uma migração instrumentalizada por parte da Rússia. Desde agosto, quase mil requerentes de asilo de países como Somália, Iémen, Iraque e Síria chegaram à Finlândia vindos de Moscou.
+ Papa Francisco cancela ida à COP 28 por causa de problemas respiratórios
"Na situação atual, é necessário fechar toda a fronteira leste. Tomamos esta decisão para proteger a segurança nacional da Finlândia contra esta operação híbrida russa", disse a ministra do Interior, Mari Rantanen, acusando a Rússia de orquestrar eventos "com o objetivo de causar problemas mais amplos e criar fragmentação nos países ocidentais".