Iceberg três vezes maior que Nova York se solta após três décadas encalhado
Massa de gelo tem cerca de 4.000 quilômetros quadrados

SBT News
Um dos maiores icebergs do mundo está à deriva num mar da Antártida, após ter ficado encalhado por mais de três décadas, de acordo com o British Antarctic Survey.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O iceberg, conhecido como A23a, separou-se da Plataforma de Gelo Filchner, na Antártida, em 1986, no entanto, ficou preso ao fundo do oceano e permaneceu por muitos anos no Mar de Weddell.
O iceberg tem cerca de três vezes o tamanho da cidade de Nova York e metade da Grande São Paulo, medindo cerca de 4.000 quilômetros quadrados.
Andrew Fleming, especialista em sensoriamento remoto do British Antarctic Survey, disse à BBC que o iceberg tem estado à deriva nos últimos anos e parece estar ganhando velocidade, movendo-se além da ponta norte da Península Antártica, impulsionado pelos ventos e correntes oceânicas.
"Perguntei a alguns colegas sobre isso, imaginando se houve alguma possível mudança nas temperaturas da água da plataforma que poderia tê-lo provocado, mas o consenso é que o tempo simplesmente chegou", disse Fleming.
"Ele estava encalhado desde 1986, mas, eventualmente, iria diminuir o suficiente para perder a aderência e começar a se mover", acrescentou.
Fleming disse que percebeu o movimento do iceberg pela primeira vez em 2020. O British Antarctic Survey afirmou que agora ele se desprendeu e está se movendo ao longo das correntes oceânicas em direção ao sul da Geórgia Subantártica.
*com informações da Associated Press