Publicidade
Mundo

Ex-policial condenado pela morte de George Floyd sofre ataque na prisão

Derek Chauvin foi esfaqueado por outro detendo em Tucson e apresenta estado grave de saúde

Imagem da noticia Ex-policial condenado pela morte de George Floyd sofre ataque na prisão
Divulgação/Hennepin County Jail
• Atualizado em
Publicidade

O ex-policial Derek Chauvin, condenado pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, sofreu um ataque no Estabelecimento Prisional Federal de Tucson, na noite de 6ª feira (24.nov). A informação foi divulgada pela Associated Press e pelo New York Times, que citaram fontes com o conhecimento do caso.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo as agências, Chauvin foi esfaqueado por outro detento. Os funcionários conseguiram conter a briga e levaram o ex-policial ao hospital, em estado grave de saúde. Posteriormente, o Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) foi notificado sobre o incidente e as visitas na unidade prisional foram suspensas.

Chauvin, de 47 anos, foi condenado a 22 anos e meio de prisão. O ex-policial é acusado de ter asfixiado Floyd, um homem negro, em maio de 2020, quando ficou pressionando o joelho contra o pescoço da vítima por mais de nove minutos. O assassinato gerou uma série de manifestanções, dando início ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, na tradução).

A condenação de Chauvin foi decidida em abril de 2021. Em agosto deste ano, o ex-policial foi transferido de uma prisão estadual de segurança máxima de Minnesota para o presídio de Tucson, considerado de segurança média. O advogado de Chauvin, Eric Nelson, defendeu mantê-lo longe dos outros detentos, antecipando que ele seria um alvo.

+ NY pagará US$13 mi a manifestantes presos durante protestos por morte de George Floyd

Em Minnesota, Chauvin foi mantido principalmente em confinamento solitário, "em grande parte para a própria proteção". Na última semana, a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou o recurso de Chauvin contra sua condenação por homicídio. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade