Publicidade
Mundo

Libertação de reféns não deve ocorrer antes de 6ª feira, afirma Israel

Negociações entre Israel e Hamas pelo cessar-fogo ainda estão em andamento

Imagem da noticia Libertação de reféns não deve ocorrer antes de 6ª feira, afirma Israel
mulheres são feitas reféns por homens armados
• Atualizado em
Publicidade

O conselheiro de segurança nacional de Israel afirmou, na noite desta 4ª feira (22.nov), que as negociações de cessar-fogo com o Hamas ainda estão em andamento, e a liberação de reféns não ocorrerá antes de 6ª feira (24.nov). Tzachi Hanegbi não deu explicação para o atraso. O início do cessar-fogo segue sem uma data confirmada.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O acordo já havia sido confirmado por Israel e Hamas, assim como por Washington e pelo Catar, que ajudou a intermediar o trato para uma interrupção temporária à guerra devastadora que agora está em sua sétima semana.

Segundo o esboço do acordo, o Hamas deve libertar, ao longo de um período de quatro dias, pelo menos 50 dos cerca de 240 reféns capturados em seu ataque a Israel em 7 de outubro, e Israel deve libertar alguns prisioneiros palestinos em troca.

A mídia estatal egípcia informa que o cessar-fogo começará na manhã desta 5ª feira (23.nov). O Egito ajudou a mediar o acordo de cessar-fogo, que traria o primeiro alívio aos palestinos exaustos pela guerra em Gaza, onde mais de 11 mil pessoas foram mortas, segundo autoridades de saúde.

No entanto, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que informou ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que continuará com a guerra após o término do cessar-fogo. Cerca de 1.200 pessoas foram mortas em Israel, principalmente durante a incursão inicial do Hamas.

*com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade