Eleição na Argentina: Massa e Milei já votaram; resultado deve sair neste domingo
Adolescente foi apreendido pela manhã com cédulas do candidato da oposição. Urnas serão fechadas às 18h
SBT News
Os candidatos à presidência da Argentina, o atual ministro da Economia, Sergio Massa (Unión por la Patria) e o economista ultraliberal Javier Milei (La Liberdad Avanza), votaram no final da manhã deste domingo (19.nov).
Leia mais notícias do SBT News
Segundo a Câmara Eleitoral Argentina, até as 14h a votação atingia 45% dos 35,8 milhões de eleitores. Na Argentina o voto é obrigatório e deve ser realizado em cédulas com nome e foto do candidato escolhido. O eleitor escolhe a cédula de seu candidato e a deposita na urna. A expectativa é que a apuração comece logo após o fechamento das 16 mil urnas, às 18h, e o vencedor seja conhecido ainda neste domingo.
"É uma eleição extremamente importante, que define por qual país vamos viajar, como navegar nos próximos quatro anos, e temos a responsabilidade de construir um caminho de confiança para frente. de nós que intervimos no processo eleitoral, com serenidade e temperança que deve viver um momento tão crucial para o país", disse Massa
Um adolescente de 16 anos foi apreendido no início da manhã em Buenos Aires com cédulas do candidato Milei.
"Esperemos que amanhã haja mais esperança e não tanta continuidade de decadência. Que esta noite tenhamos um novo presidente eleito", afirmou Milei.
+ Massa e Milei batem boca sobre Brasil em último debate antes do 2º turno
No primeiro turno, Massa teve uma vantagem de 36,6% contra 29,9% dos votos válidos sobre Milei.
Não bastasse a crise financeira, a Argentina passa também por um cenário político polarizado. Diante disso, há um interesse internacional quanto ao resultado, inclusive por parte do Brasil.