Brasileiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza aguardam em posto na passagem de Rafah
Segundo Itamaraty, grupo está "à espera de chamada para trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação ao Brasil"
SBT News
Os brasileiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza já se encontram no posto fronteiriço de Rafah, entre a região palestina e o Egito, segundo post publicado pelo Ministério das Relações Exteriores nesta 6ª feira (10.nov), na rede social X (antigo Twitter). O grupo inclui 24 nacionais e 10 parentes palestinos que estão em processo ou darão início à imigração ao país. A chegada ao Brasil deve ocorrer no domingo (12.nov).
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Grupo de brasileiros e familiares que estava retido em Gaza já se encontra no posto fronteiriço de Rafah, desde as 7 da manhã, hora local (2
? Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) November 10, 2023
no horário de Brasília), à espera de chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito, e posterior repatriação para o Brasil
Ainda de acordo com o Itamaraty, o grupo chegou ao local às 7h no horário local (2h no horário de Brasília) e está "à espera de chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil".
Uma fonte diplomática disse ao SBT News que a autorização de saída dos estrangeiros depende, primeiro, da entrada de ambulâncias em Gaza. "Enquanto não passarem as ambulâncias, não se chama os estrangeiros", informou.
Na 4ª feira (8.nov), por exemplo, a passagem de ambulâncias com feridos foi vetada por questões de segurança -- havia suspeita de que combatentes do Hamas estariam se escondendo nesses veículos -- e estrangeiros não puderam deixar Gaza, mesmo após confirmação de saída publicada em listas.
Hasan Rabee (foto no alto), que tem mostrado diariamente nas redes sociais a situação dos brasileiros na região, publicou vídeo no Instagram em que se despede da mãe e de duas irmãs.
"Mais difícil na minha vida deixá-las e viajar. Elas estão sem condições de vida. Espero essa segunda lista de familiares sair logo, como prometeu o presidente Lula", escreveu na legenda.
Como será a repatriação ao Brasil?
Assim que esse grupo entrar no Egito, será iniciado o processo de repatriação ao Brasil. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 passageiros e cedida pela Presidência da República, segue a postos em Cairo. O avião pode decolar tanto da capital egípcia quanto da cidade de El Arish.
O voo deve fazer escalas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife (PE) e tem Brasília (DF) como destino final.
Leia também: