Fronteira entre Gaza e Egito é reaberta para estrangeiros, mas brasileiros não devem sair nesta 5ª
Segundo embaixador do Brasil na Palestina, não foi divulgada nova lista hoje; passagem de Rafah havia sido fechada ontem por questões de segurança
Felipe Moraes
A fronteira entre Faixa de Gaza e Egito, pela cidade palestina de Rafah, foi reaberta nesta 5ª feira (9.nov) para estrangeiros autorizados a deixar a zona da guerra Israel-Hamas. A saída de brasileiros sofreu novo adiamento, já que não houve divulgação de nova lista, segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A passagem de Rafah havia sido fechada ontem por questões de segurança, de acordo com o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel. Assim, os estrangeiros que estavam contemplados nas listas de ontem devem sair de Gaza nesta 5ª.
"Estamos trabalhando contra o relógio para garantir que a passagem de Rafah possa estar aberta de maneira tão frequente quanto precisa estar para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza mas também permitir estrangeiros a sair quando habilitados", afirmou Patel em resposta a uma pergunta da correspondente do SBT Patrícia Vasconcellos, durante coletiva de imprensa.
Um grupo de 24 brasileiros e 10 parentes palestinos que estão em processo ou darão início à imigração espera há semanas autorização para deixar a região nas cidades de Khan Younes e Rafah.
Quando conseguirem entrar no Egito, essas pessoas serão repatriadas ao Brasil em um avião VC-2 (Embraer 190) cedido pela Presidência da República. A aeronave, com capacidade para 40 pessoas, aguarda no país africano.
Leia também: