Publicidade
Mundo

Ativistas são presos após atacar quadro de pintor espanhol Diego Velázquez em Londres

Dupla criticou decisão do governo britânico de liberar mais licenças para exploração de petróleo

Imagem da noticia Ativistas são presos após atacar quadro de pintor espanhol Diego Velázquez em Londres
Divulgação/Twitter Just Stop Oil
• Atualizado em
Publicidade

Dois ativistas climáticos da organização não governamental Just Stop Oil foram presos, na noite de 2ª feira (6.nov), após atacarem o quadro The Rokeby Venus, do pintor espanhol Diego Velázquez, em Londres. A obra estava exposta no museu National Gallery, protegida por uma película de vidro, que foi danificada a marteladas pelos manifestantes.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A intenção, segundo os ativistas, foi chamar a atenção para a decisão do governo britânico de liberar dezenas de licenças para a construção de um campo de exploração de petróleo e gás no Mar do Norte. Durante o ato, os manifestantes climáticos afirmaram que a ação irá resultar na morte de milhões de pessoas no futuro devido à poluição.

"É hora de ação e não de palavras. É hora de parar o petróleo. Quando criança, eu me via crescendo para ser astronauta ou cantora. Vi um futuro, por mais ridículo que fosse. Agora, esses devaneios acabaram. O futuro para o qual caminhamos não dá mais espaço para esses sonhos", disse a ativista identificada como Hanan.

Pelas redes sociais, o museu informou que a sala onde o The Rokeby Venus estava exibido foi esvaziada para perícia. Posteriormente, a obra foi retirada e enviada para a avaliação de especialistas. Ainda não há informações sobre se a obra foi danificada.

+ "Precisamos parar com essa loucura", diz chefe da ONU sobre mudanças climáticas

A intenção do governo britânico de construir o campo Rosebank, com potencial para produzir mais de 300 milhões de barris de petróleo na vida útil, vem sendo criticada por ambientalistas desde o início. Antes de aprovar o projeto, ativistas cobriram com um tecido preto a mansão do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em North Yorkshire, e exibiram um cartaz com a frase "lucros do petróleo ou o nosso futuro?".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade