Avião da FAB para repatriar brasileiros da Faixa de Gaza pousa em Roma
Aeronave aguarda autorização para seguir viagem ao Egito; Operação Voltando em Paz já trouxe 494 pessoas de volta ao Brasil
Felipe Moraes
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) empregado no resgate de brasileiros da Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Hamas no Oriente Médio, pousou em Roma (Itália) nesta 6ª feira (13.out), às 10h25 (horário local).
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A aeronave espera autorização para seguir viagem ao Egito, onde estarão brasileiros vindos de solo palestino. Dois ônibus estão a postos em Gaza para realizar o transporte dessas pessoas pela região na fronteira com o país vizinho.
O avião, um VC-2 (Embraer 190), é usado pela Presidência da República e foi cedido pelo governo Lula (PT) para integrar a Operação Voltando em Paz. Tem capacidade para 40 passageiros.
Trata-se da sexta aeronave da FAB usada na missão para repatriar brasileiros da região de conflito, sendo a primeira com objetivo de buscar pessoas de Gaza.
Três voos, vindos de Israel, trouxeram 494 pessoas de volta ao Brasil ao longo desta semana: dois KC-30, com 211 e 214 passageiros, e um KC-390, com 69 pessoas, que aterrissou nesta 6ª em Recife (PE) e depois seguiu para o destino final, em Guarulhos (SP).
Até domingo (15.out), mais dois KC-30 (com capacidade para 210 passageiros) devem resgatar brasileiros em Israel. A previsão inicial da FAB é de que os aviões cheguem em território nacional às 23h30 de sábado (14.out) e às 23h30 de domingo, via Aeroporto do Galeão (RJ).
Leia também: