Entenda o que é o grupo Hamas que atacou Israel
Fundado em 1987, durante o levante palestino contra a ocupação israelense, é considerado terrorista por Estados Unidos e União Europeia
O grupo palestino Hamas, cujo nome é uma sigla em árabe que significa "Movimento de Resistência Islâmica", é uma organização política e militar atuante na região da Palestina, principalmente na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Fundado em 1987, durante a Primeira Intifada (levante palestino contra a ocupação israelense), o Hamas desempenha um papel fundamental no conflito com Israel.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Hamas tem uma ideologia profundamente enraizada no islamismo radical e na resistência armada à ocupação israelense. Sua Carta de Fundação, de 1988, declara o Islã como sua principal referência ideológica e política e rejeita explicitamente qualquer reconhecimento de Israel. O grupo também é notório por sua oposição à Autoridade Palestina, liderada pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP), vista como moderada em comparação com a postura mais radical do Hamas.
A ascensão do Hamas ao poder na Faixa de Gaza em 2007, após uma violenta disputa com a facção rival Fatah, liderada pela Autoridade Palestina e pelo presidente Mahmoud Abbas, levou a um cenário de divisão política entre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Desde então, o Hamas tem exercido controle sobre a Faixa de Gaza, enquanto a Autoridade Palestina governa a Cisjordânia.
Uma das principais atividades do Hamas tem sido o lançamento de foguetes e morteiros contra Israel a partir da Faixa de Gaza, o que tem resultado em ciclos de violência frequentes com as Forças de Defesa de Israel (IDF). Israel considera o Hamas como uma organização terrorista devido a esses ataques e à sua recusa em reconhecer a existência de Israel. Em resposta aos ataques, Israel impôs um bloqueio à Faixa de Gaza, que tem tido um impacto significativo na economia e na vida cotidiana dos palestinos que vivem na região.
CONFIRA A COBERTURA DOS ATAQUES EM ISRAEL:
- Após ataque surpresa do Hamas, Israel declara guerra
- Ataque deixa mais de 100 mortos em Israel
- Hamas divulga vídeos de israelenses sequestrados; Israel contra ataca; assista
- ONU pede o fim da violência na Faixa de Gaza
- Líderes mundiais condenam ataque do Hamas em Israel
- Brasil condena ataques em Israel
- Casa Branca condena ataques e reforça apoio à Israel
- Câmara e Senado condenam a guerra em Israel
- Lula se diz "chocado" com ataques em Israel e pede a "existência de um Estado Palestino"
- Bruno Mars está em Israel e cancela show em Tel Aviv
- Conselho de Segurança da ONU organiza reunião para este domingo
- Rússia manifesta preocupação com ataques a Israel