Publicidade
Mundo

Carlos Villagrán, o Quico de 'Chaves', protagoniza campanha contra imigração ilegal nos EUA

Em ação da embaixada norte-americana no México, ator revive personagem da série para alertar conterrâneos dos riscos de cruzar a fronteira com a ajuda de "coiotes"

Imagem da noticia Carlos Villagrán, o Quico de 'Chaves', protagoniza campanha contra imigração ilegal nos EUA
Carlos Villagrán de Quico em campanha
• Atualizado em
Publicidade

O ator Carlos Villagrán voltou a dar vida ao clássico personagem 'Quico', da série mexicana 'Chaves', em uma campanha da Embaixada dos Estados Unidos na Cidade do México, contra a imigração ilegal.

Contratado pelo governo norte-americano, o artista de 79 anos aparece caracterizado como o garoto da produção dos 1970, em uma série de vídeos divulgados nas redes sociais com a #CruzaLegal, alertando seus conterrâneos sobre os riscos de cruzar ilegalmente a fronteira do país vizinho.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Olá, companheiro. Antes de tudo, cale-se, cale-se, se não me deixa louco!", começa Villagrán, na gravação, citando um de seus bordões em 'Chaves'.

Ele continua: "Tenho algo muito importante para dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos, porque podem estar em perigo... você, seu pai, sua mãe, seu cachorro, o gato, o periquito, todo mundo! Melhor o 'Atravesse Legal'! Vai, diz que sim, diz que sim, o que te custa, sim? Se você vai com minha cara! Tchau!".

Em outro vídeo da campanha, Quico aparece brincando com um carro e um caminhão de brinquedo, como também costumava fazer na produção mexicana. Na sequência, ele simula um acidente entre veículos e destaca: "o papo furado dos coiotes sempre vai te deixar na mão".

Os "coites" aos quais Villagrán se refere na peça é como são chamados os atravessadores - e até traficantes de pessoas - que organizam as viagens ilegais pelo deserto que liga os dois países, entre estados como o Texas e o Novo México, do lado norte-americano, e Chihuahua e Coahuila, do lado mexicano.

A participação do ator na campanha tem sido alvo de críticas por parte dos próprios conterrâneos, que acusam Carlos Villagrán de ser insensível às condições socioeconômicas que levam os mexicanos a cruzarem a fronteira, em busca de melhores condições de vida.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade