Trio que estudou "dinâmica eletrônica na matéria" leva Nobel de Física
Cientistas dividirão prêmio de 11 milhões de coroas suecas
Camila Stucaluc
Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier foram os vencedores do Prêmio Nobel de Físicas deste ano. Segundo anúncio da Academia Real das Ciências da Suécia, nesta 3ª feira (3.out), os cientistas foram homenageados pelos estudos de "dinâmica eletrônica na matéria" e receberão, além da medalha, 11 milhões de coroas suecas (R$ 5 milhões).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O trio foi responsável por criar pulsos de luz extremamente curtos, que podem ser usados para medir os processos rápidos nos quais os elétrons se movem ou mudam de energia. A descoberta, conforme o Academia, será responsável por "abrir as portas para o mundo dos elétrons e entender seus mecanismos". O próximo passo será utilizá-los.
Pedro Agoistini é da Ohio State University, Columbus, nos Estados Unidos. Ferenc Krausz é da Hungria e atualmente é professor da Ludwig-Maximilians-Universitat München, na Alemanha. Anne L'Huillier é francesa e trabalha como docente na Universidade de Lund, localizada na Suécia.
BREAKING NEWS
? The Nobel Prize (@NobelPrize) October 3, 2023
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2023 #NobelPrize in Physics to Pierre Agostini, Ferenc Krausz and Anne L?Huillier "for experimental methods that generate attosecond pulses of light for the study of electron dynamics in matter." pic.twitter.com/6sPjl1FFzv
+ Nobel de Medicina vai para pesquisadores que auxiliaram na criação de vacinas contra Covid
Os anúncios dos ganhadores do Prêmio Nobel continuaram ao longo desta semana. Na 4ª feira (4.out), será revelado o vencedor do Nobel de Química e, na 5ª feira (5.out), o de Literatura. Já na 6ª feira (6.out) será a vez do ganhador do prêmio da Paz e na próxima 2ª feira (9.out), o de Economia.