Roteiristas de Hollywood chegam a acordo provisório e podem encerrar greve
Paralisação já dura quase cinco meses e vem afetando centenas de produções audiovisuais
Camila Stucaluc
O sindicato dos roteiristas anunciou, na noite de domingo (24.set), que chegou a um acordo provisório com os estúdios de Hollywood. O avanço, anunciado após cinco dias de negociações entre as entidades, pode significar o fim da greve da categoria, que já dura quase cinco meses - sendo a segunda paralisação mais longa do sindicato.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelas redes sociais, roteiristas comemoraram a decisão e classificaram o acordo como "excepcional". Agora, os termos, ainda não revelados, deverão ser votados pela categoria para, então, ser aprovado e publicado pelo sindicato. Inicialmente, o grupo protestava por reajustes salariais e uma parcela maior dos lucros gerados pelo "streaming".
"Conseguimos. Temos um acordo provisório. Nos próximos dias, vamos discutir e votar, juntos, como uma união democrática. Mas hoje, quero agradecer a cada membro do sindicato e a cada colega de trabalho que esteve conosco em solidariedade", escreveu o humorista, escritor e apresentador de TV, Adam Conover.
A greve dos roteiristas de Hollywood começou em maio deste ano e conta com mais de 11 mil trabalhadores. Em julho, os atores de cinema e televisão também juntaram-se à paralisação, tornando-se o primeiro movimento conjunto desde 1960, quando as categorias lutaram por benefícios trabalhistas, como assistência médica e aposentadoria.
+ "Som da Liberdade": filme mais polêmico do ano estreia nesta semana
A greve conjunta resultou na paralisação de centenas de produções audiovisuais. O movimento ainda forçou a Academia de Televisão anunciar, pela primeira vez desde 2001, o adiamento do Emmy Awards, que estava marcado para o dia 18 de setembro. Agora, o evento, que já divulgou os indicados, será realizado no dia 15 de janeiro de 2024.