Putin e Kim Jong-un se encontram em base de lançamento espacial russa
Líderes conversaram sobre cooperação econômica e relações bilaterais; Kim garantiu apoio a Moscou
Camila Stucaluc
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se encontraram, nesta 4ª feira (13.set), em uma base de lançamento espacial em Vostochny, no leste russo. No local, os mandatários inspecionaram as instalações e indicaram possíveis parcerias na construção de foguetes e lançamento de satélites.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É por isso que viemos aqui. O líder da Coreia do Norte mostra grande interesse na engenharia de foguetes, eles também estão tentando desenvolver o espaço", disse Putin.
Após a visita no cosmódromo, Putin e Kim dirigiram-se para uma sala, onde conversaram sobre cooperação econômica, questões humanitárias e geopolítica. Durante o diálogo, o líder norte-coreano garantiu apoio à Rússia em meio à guerra na Ucrânia e afirmou que está "pronto" para continuar desenvolvendo relações bilaterais entre os países.
Kim Jong-un chegou ao território russo na noite de 2ª feira (11.set), formalizando a primeira viagem do líder norte-coreano ao estrangeiro desde a pandemia da covid-19. A visita acontece após convite de Putin e chama a atenção da comunidade internacional.
+ Coreia do Norte dispara míssil balístico enquanto Kim Jong-un está na Rússia
Isso porque uma das expectativas do governo russo com a visita é conseguir facilitar o fornecimento de armas e munições da Coreia do Norte, uma vez que os estoques estão desabastecidos após 17 meses de guerra contra a Ucrânia. O movimento é considerado arriscado, já que o Ocidente prometeu uma resposta caso os envios aconteçam.