Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, morre aos 56 anos
Artista estava sob cuidados paliativos após diagnóstico de insuficiência hepática terminal
Felipe Moraes
Steve Harwell, ex-vocalista da banda de rock Smash Mouth, morreu nesse domingo (3.set), aos 56 anos, em sua casa, em Boise (Idaho). A informação foi dada inicialmente pelo site TMZ.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O artista estava sob cuidados paliativos após diagnóstico de insuficiência hepática terminal. Ele lutou contra o vício em bebida alcoólica por boa parte da carreira.
Harwell deu voz aos principais hits da banda, como o sucesso mundial All Star, que integrou a trilha sonora da animação Shrek (2001), e Then The Morning Comes.
Em nota nas redes sociais, a Smash Mouth lamentou a morte de Harwell, que fundou o grupo em 1994 junto com Kevin Coleman (bateria), Greg Camp (guitarra) e Paul De Lisle (baixo).
"Steve deve ser lembrado por seu foco inabalável e determinação apaixonada para alcançar os céus do estrelato pop", disse o conjunto, elogiando ainda "o irrepreensível charme e carisma" do músico.
Carreira
Nascido em Santa Clara, na Califórnia, Harwell atuou como rapper no grupo F.O.S. antes de ajudar a fundar a Smash Mouth, em 1994. Com um estilo que mistura power pop e ska punk, o grupo lançou sete discos. O mais recente, Magic, saiu em 2012.
Em 2001, Harwell perdeu seu filho, Presley, de apenas seis meses, com uma leucemia linfocítica aguda. Em 2013, foi diagnosticado com cardiomiopatia e encefalopatia de Wernicke, distúrbio que provoca perda de equilíbrio, confusão, problema na fala e perda de memória.
Em 2021, Harwell, aparentando estar alterado durante um show em Nova York, chegou a ameaçar membros da plateia e fez um gesto associado a uma saudação nazista. Ele se aposentou logo depois alegando problemas de saúde.
Leia também: