Califórnia aprova polêmica expansão de serviços de robotáxi
Tecnologia divide opiniões dos moradores de San Francisco, nos Estados Unidos
Bruno Chazan
A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia aprovou, por 3 votos a 1, a expansão de serviços de duas empresas de robotáxi em São Francisco. Agora, a Waymo, do Google, e a Cruise, da GM, foram autorizadas a operar 24 horas por dia.
A tecnologia vinha sendo usada na cidade desde o ano passado durante horário restrito ou com a presença obrigatória de um copiloto humano para situações de emergência.
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Os carros autônomos provocam debates acalorados na califórnia. Embora não tenham causado acidentes graves, alguns deles circularam por áreas proibidas, colocando pedestres em risco. Também houve casos de pane, em que o veículo atrapalhou o trânsito, prejudicando, inclusive, a passagem de bombeiros e ambulâncias.
"Se alguém morrer porque esses carros bloquearam o trânsito, os executivos responsáveis pelos robotáxis serão responsabilizados?", questiona o advogado do trabalho Steve Zelter.
Os críticos à iniciativa também apontam para o risco de demissões de taxistas, principalmente se o serviço também for adotado em Los Angeles, a maior cidade da Califórnia.
Do outro lado, os defensores apontam para o potencial de aumento de turismo no estado. O presidente da Federação Nacional dos cegos diz que a tecnologia pode dar mais conforto ao transporte de pessoas com deficiência."Estamos empolgados com o potencial desses veículos melhorarem a acessibilidade e a segurança de pessoas chegas", afirmou Tim Elder.
Entre críticas e elogios, o fato é que os robôs não foram programados para conversar, para a tristeza dos passageiros acostumados à interação. E, claro, para a alegria de quem não abre mão do bom e velho fone de ouvido.