Publicidade
Mundo

Califórnia aprova polêmica expansão de serviços de robotáxi

Tecnologia divide opiniões dos moradores de San Francisco, nos Estados Unidos

Imagem da noticia Califórnia aprova polêmica expansão de serviços de robotáxi
pessoas sendo transportadas por táxi sem motorista
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia aprovou, por 3 votos a 1, a expansão de serviços de duas empresas de robotáxi em São Francisco. Agora, a Waymo, do Google, e a Cruise, da GM, foram autorizadas a operar 24 horas por dia.

A tecnologia vinha sendo usada na cidade desde o ano passado durante horário restrito ou com a presença obrigatória de um copiloto humano para situações de emergência.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os carros autônomos provocam debates acalorados na califórnia. Embora não tenham causado acidentes graves, alguns deles circularam por áreas proibidas, colocando pedestres em risco. Também houve casos de pane, em que o veículo atrapalhou o trânsito, prejudicando, inclusive, a passagem de bombeiros e ambulâncias.

"Se alguém morrer porque esses carros bloquearam o trânsito, os executivos responsáveis pelos robotáxis serão responsabilizados?", questiona o advogado do trabalho Steve Zelter.

Os críticos à iniciativa também apontam para o risco de demissões de taxistas, principalmente se o serviço também for adotado em Los Angeles, a maior cidade da Califórnia.

Do outro lado, os defensores apontam para o potencial de aumento de turismo no estado. O presidente da Federação Nacional dos cegos diz que a tecnologia pode dar mais conforto ao transporte de pessoas com deficiência."Estamos empolgados com o potencial desses veículos melhorarem a acessibilidade e a segurança  de pessoas chegas", afirmou Tim Elder.

Entre críticas e elogios, o fato é que os robôs não foram programados para conversar, para a tristeza dos passageiros acostumados à interação. E, claro, para a alegria de quem não abre mão do bom e velho fone de ouvido.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade