Papa celebra Via Sacra diante de 800 mil fiéis em Portugal
Líder católico presidiu, em Lisboa, a maior celebração desta edição da Jornada Mundial da Juventude
SBT News
No terceiro dia de viagem a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco celebrou, na tarde desta 6ª feira (4.ago), uma Via Sacra com a presença entusiasmada de cerca de 800 mil peregrinos, de várias partes do mundo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A multidão rezou junto ao pontífice no parque Eduardo VII, no centro da capital portuguesa. Francisco encorajou os jovens católicos a não terem medo do amor, dizendo que é um sentimento arriscado, mas que este risco vale a pena.
Durante as 14 estações da Via Sacra foram lidas reflexões sobre solidão, intolerância e violência, inclusive a sexual, cometida por integrantes da Igreja Católica.
A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa tem atraído uma legião de fiéis brasileiros. O contador Matheus de Sousa Oliveira decidiu preencher uma camiseta, pintada por ele próprio, com assinaturas dos novos amigos que fez ao longo do evento. "Já são cerca de 50 assinaturas e a meta a cobrir a camiseta inteira", disse Matheus. Já a agente de turismo Larissa Calsavara esperou por cinco horas, em pé, para ver o Papa Francisco de perto. "Trouxemos pizza para comer aqui e não correr o risco de perder o lugar", afirmou ela.
O pontífice começou o terceiro dia em Portugal ouvindo a confissão de três jovens, em Belém. Em seguida, ele visitou o bairro da Serafina, um dos mais pobres da capital portuguesa. No local, Francisco abençoou crianças e teve encontros com lideranças de centros de caridade, que auxiliam famílias de baixa renda em Lisboa.
Ainda nesta 6ª feira (4.ago), o papa almoçou com dez jovens de diferentes nacionalidades, incluindo uma brasileira. Francisco ficará em Portugal até o domingo (6.ago). O próximo compromisso do líder católico será uma visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
+ Polícia Federal investiga origem do dinheiro para pagar hacker