Polônia acusa Bielorrússia de violação aérea e reforça defesa na fronteira
Ministério da Defesa detectou dois helicópteros na área de Bialowieza; Minsk nega
O Ministério da Defesa da Polônia acusou, na 3ª feira (1.ago), a Bielorrússia de violar o espaço aéreo com helicópteros militares. Em comunicado, a pasta informou que estava enviando recursos adicionais para reforçar a defesa na fronteira com o país e que avisou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o ocorrido.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Houve uma violação do espaço aéreo polaco por dois helicópteros bielorrussos que realizaram treino perto da fronteira. O time bielorrusso já havia informado o time polonês sobre o treinamento, mas houve uma passagem fronteiriça na área de Bialowieza, a uma altitude muito baixa, dificultando a detecção por sistemas de radar", disse o ministério.
Pelas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos dos helicópteros bielorrussos. As Forças Armadas de Misk, no entanto, negaram qualquer violação e acusaram a Polônia de inventar acusações para justificar o aumento das tropas na fronteira.
?? Mi-2 patroluje teren po przelocie 2. ?? heli nad #Bia?owie??. @MON_GOV_PL potwierdza, ?e 2 bojowe heli naruszy?y polsk? przestrze? powietrzn? na 3 km w g??b kraju, lec?c na niskim pu?apie.#BelarusBorder #Polska #Poland #WojskoPolskie #UkraineRussiaWarpic.twitter.com/9akEWqMt3j
? Dorota Malicka ?? (@RubyTuesday828) August 1, 2023
+ Alemanha diz estar pronta para apoiar Polônia contra ameaças de Putin
A Polônia vem reforçando a defesa na fronteira desde julho deste ano, quando foi registrada uma concentração das forças mercenárias do grupo russo Wagner na Bielorrússia. A movimentação começou após os integrantes do grupo serem enviados para o país como punição pela rebelião provocada na Rússia em junho.