Resumo da semana: prisão no caso Marielle, revolta em Israel e Brasil na Copa
Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo
A semana começou com novos desdobramentos do caso Marielle. No setor econômico, um novo programa de renegociação de dívidas foi lançado pelo governo federal. Já no mundo, enquanto o Brasil estreava na Copa do Mundo Feminina, uma revolta se instalou em Israel após o parlamento aprovar a reforma que limita o poder da Suprema Corte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:
PF prende ex-bombeiro em operação que apura morte de Marielle
A Polícia Federal prendeu, na 2ª feira (24.jul), o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel. Ele é suspeito de ter participado da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Na 3ª feira (25.jul), Suel foi transferido do Rio de Janeiro para uma prisão de segurança máxima em Brasília.
A prisão aconteceu após a apresentação de novas provas pelo Ministério Público, que concluíram a ligação do ex-bombeiro com o caso antes, durante e depois dos assassinatos de Marielle e Anderson. Nos documentos, também é apontada a ligação entre o ex-bombeiro e o ex-PM Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos.
Governo lança novo programa de renegociação de dívidas
O governo federal lançou, na 2ª feira (24.jul), o mutirão nacional Renegocia! A ideia é criar um ambiente para que consumidores com dívidas em excesso possam renegociá-las de maneira acessível, diminuindo a taxa de superendividamento no país. Para participar, basta procurar os órgãos de defesa do consumidor ou acessar consumidor.gov.br.
Além de dívidas bancárias, o mutirão abrange débitos com varejo e contas básicas - como de água e energia elétrica. Durante as negociações, os consumidores poderão adquirir condições especiais de pagamento e possíveis descontos. Estão excluídas do mutirão apenas dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.
Brasil estreia na Copa do Mundo Feminina com vitória sobre Panamá
A seleção brasileira feminina de futebol estreou na Copa do Mundo Feminina com uma impressionante vitória. No primeiro jogo da competição, na 2ª feira (24.jul), as brasileiras venceram o Panamá por 4 a 0 no Coopers Stadium, em Adelaide. Três gols foram marcados por Ary Borges, enquanto o outro foi lançado por Bia Zaneratto.
Com o empate entre França e Jamaica por 0 a 0, o Brasil lidera o grupo com a vitória sobre o Panamá. O próximo desafio do time brasileiro será contra a França - considerada a favorita no grupo antes do torneio. O jogo acontece neste sábado (29.jul), às 7h (horário de Brasília), no Suncorp Stadium, em Brisbane.
Parlamento de Israel aprova reforma que limita poder do Supremo
O Parlamento de Israel aprovou, na noite de 2ª feira (24.jul), uma parte significativa da reforma que visa remodelar o Judiciário do país. A medida, que restringe os poderes da Suprema Corte, foi proposta pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e tem gerado indignação generalizada entre a população, causando protestos e greves.
Segundo Netanyahu, a mudança é necessária para evitar o exercício excessivo de poder por parte dos magistrados. Especialistas e manifestantes, por sua vez, consideram a medida como uma tomada de poder alimentada por motivações pessoais e políticas. Na 3ª feira (25.jul), diversos jornais foram impressos com as capas pretas em protesto.
Lula volta a fazer procedimento médico no quadril e diz pretender operar em outubro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a agenda na 4ª feira (26.jul) para passar por uma denervação percutânea. O procedimento, indicado para aliviar as dores articulares, foi realizado no hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Três dias antes, em São Paulo, o petista já havia realizado uma infiltração, também para aliviar a dor.
Durante a live "Conversa com Presidente" desta semana, Lula afirmou que pretende operar o quadril em outubro, quando não devem haver compromissos internacionais. O mês foi escolhido porque o presidente disse priorizar o encontro de países amazônicos marcado para agosto e a reunião do G20, em novembro.
Leia também
+ Cantora Sinéad O'Connor morre aos 56 anos
+ Moraes dá 120 dias para o governo elaborar plano para a população de rua
+ OVNIs: ex-militar dos EUA afirma que governo tem material "não-humano"
+ Polícia Civil conclui inquérito sobre assassinato de Jefferson Machado