Barbie é banido no Vietnã por exibir cena que privilegia China em disputa territorial
Produção estava programada para estrear nos cinemas em 21 de julho
O Vietnã informou, nesta 2ª feira (3.jul), que não irá exibir o filme Barbie, da Warner Bros, nos cinemas. A decisão se deve a uma cena em que um mapa da Ásia é exibido, atribuindo uma zona marítima em disputa à China. A produção, estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava programada para estrear em 21 de julho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O Conselho Nacional para Avaliação e Classificação de Filmes viu o filme e tomou a decisão de proibir sua exibição no Vietnã devido à violação da 'linha de nove pontos'", disse Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, ao portal de notícias Dan Tri.
A chamada linha de nove pontos foi imposta pelo governo da China em meados do século XX e é usada em mapas chineses para ilustrar as reivindicações sobre o Mar do Sul da China. Muitas das áreas reivindicadas pelo governo são próximas ao litoral do Vietnã, onde o país concedeu, por exemplo, concessões de petróleo.
+ Aos 89 anos, morre Alan Arkin, ator que ganhou Oscar por "Pequena Miss Sunshine"
O filme Barbie não é o primeiro a ser banido no Vietnã por conta da linha de nove pontos. Em 2019, o mesmo aconteceu com a animação Abominável, da DreamWorks, e com a aventura Uncharted, estrelada por Tom Holland. Em 2021, a Netflix também precisou remover o drama de espionagem australiano Pine Gap.