Navio que auxiliou no lançamento de submarino Titan retorna ao porto de Canadá
Tripulação do navio perdeu contato com submarino cerca de 1h45 após lançamento
O navio Polar Prince, que auxiliou no lançamento do submarino Titan, retornou, neste sábado (24.jun), ao porto de Newfoundland, no Canadá. A embarcação estava ajudando a Guarda Costeira dos Estados Unidos nas operações de busca e resgate, mas retornou após a confirmação da implosão do submarino.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Quando chegou ao porto, o Polar Prince estava com as bandeiras hasteadas a meio mastro, como sinal de respeito pelas vidas perdidas. O Titan transportava cinco pessoas, todas consideradas mortas pela Oceangate - empresa responsável pelo passeio para explorar os destroços do Titanic.
Em comunicado, a Guarda Costeira do Canadá, que também auxiliou nas operações de busca e resgate, expressou solidariedades às famílias das vítimas, afirmando que as operações foram concluídas. "Oferecemos nossas sinceras condolências à família e amigos da tripulação do Titan por essa trágica perda", escreveu.
O submersível Titan perdeu contato com o Polar Prince por volta das 7h de domingo (18.jun) - 1h45 após o lançamento. O submarino, que deveria percorrer 4 mil metros para alcançar os destroços do Titanic, contava com um suprimento de oxigênio de 96 horas - esgotado na manhã de 5ª feira (22.jun).
Segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, não há perspectivas para encontrar os corpos das vítimas.
+ "Lugar menos seguro para se estar é dentro de um submarino", diz engenheiro
Na 6ª feira (23.jun), o Conselho de Segurança de Transporte do Canadá disse que irá iniciar uma investigação sobre o Polar Prince, uma vez que a embarcação esperou quase oito horas para comunicar o desaparecimento do submarino Titan às autoridades.