Diretor de Titanic compara implosão de submarino ao naufrágio do navio
Vencedor do Oscar pelo longa, James Cameron repercutiu tragédia em entrevista à TV norte-americana
Felipe Moraes
O diretor de cinema James Cameron, vencedor de três estatuetas do Oscar pelo filme Titanic (1997), comparou a "implosão catastrófica" do submarino ao naufrágio do navio, em 1912. A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou, nesta 5ª feira (22.jun), que os cinco passageiros do submersível Titan morreram na expedição aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
?Titanic? director James Cameron on the ?catastrophic implosion? of Titan submersible: "I?m struck by the similarity of the Titanic disaster itself, where the captain was repeatedly warned about ice ahead of his ship and yet he steamed at full speed into an ice field." pic.twitter.com/vO8JkCXS5f
? ABC News (@ABC) June 22, 2023
"Estou chocado pela semelhança com o próprio desastre do Titanic, no qual o capitão foi repetidamente avisado sobre o perigo de iceberg na trajetória do navio e, ainda assim, acelerou à máxima velocidade na direção do gelo", disse Cameron, de 68 anos, em entrevista à rede de televisão norte-americana ABC. Também explorador, o cineasta já visitou os destroços do Titanic 33 vezes.
Conhecido por filmes das sagas Avatar e O Exterminador do Futuro, Cameron dirigiu o documentário Fantasmas do Abismo (Ghosts of the Abyss, em inglês), de 2003. No longa, ele visita os destroços do Titanic, a 3.800 metros de profundidade, na companhia de Bill Paxton, um dos atores de Titanic.
Veja trailer de Fantasmas do Abismo: