"Lula quer ser original" sobre plano de paz, diz Zelensky
Presidente ucraniano reclamou da falta de tempo do brasileiro para reunião durante o G7
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o presidente Lula "quer ser original" no plano de paz para acabar com a guerra contra a Rússia. A declaração foi dada em entrevista a veículos de imprensa da América Latina. Entre eles, a Folha de S.Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Lula quer ser original, e devemos dar essa oportunidade a ele. Agora, é preciso responder a algumas perguntas muito simples. O presidente acha que assassinos devem ser condenados e presos? Creio que, se tiver a oportunidade, ele dirá que sim. Ele encontrará tempo para responder a essa questão?", questionou Zelensky.
Zelensky afirmou também que quer se reunir com Lula e criticou o que chamou de falta de vontade e de tempo do presidente brasileiro para se encontrar com ele durante a reunião do G7, no Japão, 10 dias atrás.
"Ele não achou tempo para se reunir comigo, mas, talvez, tenha tempo para responder a essa pergunta", afirmou o ucraniano.
Na época, Lula havia dito que o presidente ucraniano não apareceu na hora marcada. Hoje, o Itamaraty confirmou que foram oferecidos três horários da agenda de Lula para o encontro com Zelensky em Hiroshima.
Leia também: