Baixista do The Smiths, Andy Rourke, morre aos 59 anos
Músico sofria de câncer no pâncreas. Morte foi divulgada nesta 6ª feira por ex-guitarrista da banda
Andy Rourke, baixista do The Smiths, morreu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A informação foi compartilhada via Twitter, nesta 6ª feira (19.mai), pelo guitarrista Johnny Marr, companheiro de Andy na banda britânica de rock independente dos anos 1980.
"É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste", escreveu Johnny Marr em comunicado.
A banda britânica The Smiths se formou em 1982 e além de Andy Rourke e Johnny Marr, contava com os vocais de Morrissey e o baterista Mike Joyce. Eles se tornaram rapidamente um dos grupos mais influentes nos anos 80 com sucessos como "Heaven Knows I'm Miserable Now", "There Is a Light That Never Goes Out" e "How Soon Is Now?".
O guitarrista Marr, via Instagram, contou como os dois se conheceram na escola em 1975 e compartilhou várias imagens. "Nós éramos melhores amigos e fazíamos tudo juntos", escreveu.
Ao todo a banda lançou quatro álbuns e conquistou três sucessos que figuraram no top 10. Os músicos travaram uma disputa sobre royalties e acabaram se separando em 1987.
Um acordo foi alcançado entre os integrantes e a banda só não se reuniu por conta de Morrissey, que passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2007, o vocalista recusou uma proposta milionária para que a banda se reunisse em uma série de apresentações.
Após a separação do The Smiths, Andy Rourke tocou com Sinead O'Connor, Pretenders, Killing Joke e Freebass.
* Estagiário sob supervisão de Camila Stucaluc
Leia também:
+ China confirma visita de primeiro-ministro da Rússia em maio
+ Funeral da rainha Elizabeth II custou quase R$ 1 bilhão, diz Reino Unido
+ MEC prorroga convocação da lista de espera do Fies até 2 de junho