Mary Quant, estilista que popularizou a minissaia, morre aos 93 anos
Designer morreu "pacificamente" em casa. Ela foi uma figura importante do "Swing Sixties", na década de 1960
SBT News
A estilista britânica Mary Quant, que revolucionou o mundo da moda ao popularizar a minissaia na década de 1960, morreu nesta 5ª feira (13.abr) aos 93 anos, anunciou sua família.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o comunicado, Quant morreu "pacificamente" em sua casa no condado de Surrey, no sul da Inglaterra. Figura importante do "Swing Sixties", ela foi uma das estilistas mais conhecidas do século XX.
Nascida em 11 de fevereiro de 1930 em Londres, a primeira butique de Mary Quant, Bazaar, abriu na King's Road de Londres em 1955, iniciando uma carreira de sucesso na moda. Suas roupas jovens e fáceis de usar se tornaram tão populares que, em 1963, ela lançou uma linha de prêt-à-porter (pronto-a-vestir) de preço mais baixo chamada 'Ginger Group'. Ela também firmou acordos de licenciamento com fabricantes para produzir meias, roupas íntimas, cosméticos e acessórios com seu nome. Quase todo mundo, independentemente de sua renda, poderia poupar dinheiro para comprar um par de meias 'Mary Quant' ou um batom. Isso permitiu que meninas que de outra forma não poderiam pagar por suas roupas se sentissem em contato com a moda e fez de Mary Quant um nome familiar e um sucesso comercial.
Mary Quant era conhecida, sobretudo, por seus desenhos de vestidos e saias curtíssimos, com linhas simples e cores vivas. Mas ela também ficou famosa pelos "shorts" ("hot pants"), pelas capas de chuva de plástico e pelas maquiagens coloridas.
"Acontece que minhas roupas combinam perfeitamente com a moda adolescente, com pop, bares [...] e clubes de jazz", comentou em "Quant by Quant", sua primeira autobiografia, publicada em 1965.
* Com informações da AFP