Taiwan volta a detectar forças militares chinesas perto da ilha
Mobilização acontece depois do encontro entre Tsai Ing-wen e autoridades norte-americanas
O Ministério da Defesa de Taiwan informou, nesta 5ª feira (6.abr), que detectou um helicóptero e três navios do Exército Popular de Libertação da China próximos à ilha. Segundo a pasta, a situação está sendo monitorada, mas, por precaução às atividades, foram enviadas patrulhas aéreas, navais e de combate aos locais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O aviso aconteceu pouco tempo depois do encontro entre a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, em Los Angeles. No fim de março, Pequim já havia criticado a visita da líder ao território norte-americano e alertado sobre uma possível retaliação em caso de encontro com autoridades.
Na época, Tsai respondeu a ameaça e afirmou que a pressão externa de Pequim "não impedirá a determinação de Taiwan de ir ao mundo". O mesmo foi feito pelo Conselho de Assuntos do Continente da ilha, que reforçou que "as ações do lado chinês estão aumentando deliberadamente as tensões no estreito".
+ Neutralidade do Brasil pode ficar em xeque diante do conflito EUA-China
Apesar das declarações, já era esperado que a visita de Tsai aos Estados Unidos intensificasse a tensão entre os países. Isso porque Pequim continua reivindicando o território taiwanês - separado em 1949 após uma guerra civil. Washington, por sua vez, defende a independência da ilha e já prometeu enviar defesas em caso de invasão.