Publicidade
Mundo

Infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo, diz OMS

Entidade pediu maior comprometimento dos países com dados e tratamentos

Imagem da noticia Infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo, diz OMS
Infertilidade é uma doença do sistema reprodutor masculino ou feminino, definida pela incapacidade de engravidar durante 12 meses seguidos ou mais | Pexels
• Atualizado em
Publicidade

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que 17,5% da população adulta global - cerca de uma em cada seis pessoas - são afetadas pela infertilidade. O cenário foi classificado preocupante pela entidade, uma vez que, em grande parte dos países, os tratamentos são financiados pelos próprios pacientes.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A infertilidade é uma doença do sistema reprodutor masculino ou feminino, definida pela incapacidade de engravidar durante 12 meses seguidos ou mais. Em nações mais pobres, por exemplo, as pessoas gastam mais que os próprios salários em cuidados de fertilidade, quando comparado aos cidadãos que vivem em países mais ricos. 

"Milhões de pessoas enfrentam custos de saúde catastróficos depois de procurar tratamento para a infertilidade, tornando esta uma grande questão de equidade e, muitas vezes, uma armadilha de pobreza médica para os afetados", avaliou a Dra. Pascale Allotey, Diretora de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa da OMS.

+ Governo institui Semana Nacional de Conscientização sobre Depressão

Ela ressaltou ainda que, com base na pesquisa, foi constatado uma grande falha de dados sobre a doença. Em meio ao cenário, a diretora pediu que as nações priorizem tabelas informando a infertilidade por idade e por causa. Isso irá ajudar a quantificar a infertilidade, bem como saber quem precisa de cuidados e como os riscos podem ser reduzidos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade