Portugal deve dar autorização de residência a 100 mil brasileiros
Pedidos estavam parados desde 2022. Medida vale para cidadãos de países de Língua Portuguesa
José Marcelo Santos
Pelo menos 100 mil brasileiros devem ser beneficiados com a a decisão do governo de Portugal em conceder autorização de residência no país. A medida vale para todos os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a partir desta segunda-feira (13.mar) os interessados já poderão acessar o sistema on-line para formalizar o pedido.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A expectativa é de que todo o processo seja concluído em até 72 horas, segundo o governo português. Os pedidos já haviam sido feitos entre os anos 2021 e 2022, mas ficaram parados no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que será extinto. A autorização de residência valerá por um ano e poderá ser renovada duas vezes seguidas. O acesso pode ser feito no endereço www.sef.pt e www.eportugal.gov.pt.
Pelo menos 300 mil pedidos de residência estão parados até agora, segundo o governo português. Do total, 174 mil são de brasileiros, mas muitos já teriam deixado o país e migrado para outros locais da Europa ou teriam retornado ao Brasil.
Por causa dos atrasos nos pedidos, estrangeiros saíram às ruas de Portugal, no ano passado, em protesto pela retomada das liberações. Até partidos de oposição engrossaram a manifestação, para pressionar o governo a encontrar uma saída para o problema.