Apesar de terremoto, Turquia deve passar por eleições em maio
Pleito deve acontecer no dia 14 e atual presidente briga pelo terceiro mandato
O presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan afirmou na 4ª feira (01.mar) que as eleições devem acontecer, de fato, em maio, mesmo com o enfrentamento das consequências do terremoto que tirou a vida de milhares de pessoas em fevereiro. O líder turco, que está no poder desde 2003, busca um terceiro mandato como presidente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em um discurso integrantes de partido no poder, Erdogan repreendeu os críticos da forma como o governo lidou com as consequências do terremoto e disse que o povo daria sua resposta a esses críticos em 14 de maio.
O terremoto de 6 de fevereiro e fortes tremores secundários que atingiram a Turquia e a Síria mataram cerca de 50.000 pessoas.
O Banco Mundial estimou que o terremoto causou cerca de US$ 34,2 bilhões em danos físicos diretos ? o equivalente a 4% do produto interno bruto do país em 2021.
Relembre os principais pontos
- Em 11 de fevereiro: a Agência Espacial Italiana (ASI) divulgou a primeira imagem de satélite da Turquia após o forte terremoto que atingiu o país na 2ª feira (6.fev) e deixou até o momento mais de 24 mil mortes.
- Em 12 de fevereiro: o avião da FAB com repatriados afetados pelo terremoto na Turquia chega ao Brasil. A aeronave pousou na madrugada no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com os nove brasileiros, três sírios, dois turcos, dois colombianos, um egípcio e profissionais da imprensa.
- Em 13 de fevereiro: imagens feitas pela rede de televisão turca A Haber mostram as fendas formadas na província de Karamamaras, epicentro do terremoto na Turquia. No vídeo, estradas que conectam e rodeiam a região aparecem completamente destruídas e rachadas.
- Mortos: as autoridades turcas confirmaram, até o momento, 40.642 vítimas do forte terremoto de magnitude 7,8 e 7,5 graus que atingiram o sudeste e norte dos dois países.
* Com informações de agências internacionais