Número de mortes após terremotos na Turquia e na Síria passa de 50 mil
Países sofrem com desabrigados, feridos e pilhas de entulho
Camila Stucaluc
Autoridades da Turquia informaram, na 6ª feira (24.fev), que o número de mortos devido ao terremoto de 6 de fevereiro já chega a 44.218. Com o novo balanço e as 5,9 mil vítimas registradas na Síria, também atingida pelo abalo sísmico, o total de óbitos ultrapassa a cifra de 50 mil. Os feridos, por sua vez, somam mais de 120 mil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo, foram 11 províncias atingidas na Turquia, resultando no evacuamento de 530 mil pessoas e deixando 1,9 milhão em abrigos temporários. O governo estima que mais de 42 mil imóveis foram destruídos, deixando, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma linha de entulho maior que a ilha de Manhattan, em Nova York.
+ Seca em Veneza: canais atingem nível mais baixo da história
Na Síria, que já sofria com condições precárias devido à guerra civil que dura há anos, 8,8 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor. Neste sábado (25.fev), organizações internacionais iniciaram a retirada de mais de 10 milhões de destroços na cidade de Alepo. Segundo os peritos, 156 mil prédios também deverão ser demolidos por segurança.