Joe Biden faz viagem surpresa à Ucrânia e anuncia apoio de US$ 500 milhões
Ida não anunciada reforça o apoio dos EUA ao país; presidente define mais sanções contra Rússia
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Kiev, capital da Ucrânia, nesta 2ª feira (20.fev). A viagem surpresa é a primeira que Biden faz ao país desde a invasão russa e representa uma demonstração de apoio à Ucrânia. O encontro entre os líderes veio na semana em que o conflito completa 1 ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Biden anunciou mais sanções econômicas contra a Rússia e a entrega de mais armamentos e munições à Ucrânia, além de um sistema de controle aéreo por radar. O presidente norte-americano ainda anunciou a doação de US$ 500 milhões para apoio aos ucranianos
Sirenes de alerta de ataque foram acionadas em Kiev, poucos minutos antes da chegada do presidente americano, mas não houve sinal de mísseis e ataques aéreos no território. O correspondente Sérgio Utsch, do SBT, relata detalhes do encontro:
O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou de surpresa para uma visita em Kiev, capital da Ucrânia, nesta 2ª feira (20.fev).
? SBT News (@sbtnews) February 20, 2023
As informações são do correspondente do SBT News em Kiev, Sérgio Utsch. pic.twitter.com/Ravi3a9epF
O presdidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu a visita de Biden e o apoio do país ao longo da guerra. "Isso é um sinal tão importante para nós e todos estamos orgulhosos disso. Muito obrigado por vir, senhor presidente, é um grande momento de apoio para Ucrânia", declarou.
Biden, por sua vez, afirmou que esta é a oitava viagem que fazà Ucrânia e disse que muito mudou no país após a invasão russa. "Mas também o povo ucraniano se intensificou de uma forma que poucas pessoas já fizeram em sua própria defesa e, aparentemente, também abraçou as noções de democracia. Não há mais discussões sobre se certas pessoas privilegiadas têm ou não o controle", disse.