Publicidade
Mundo

China acusa Estados Unidos de violarem práticas internacionais ao abater balão

Episódio aumenta a tensão entre os dois países; Pentágono diz considerar medidas contra os chineses

Imagem da noticia China acusa Estados Unidos de violarem práticas internacionais ao abater balão
balão chiinês é abatido
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores da China acusou o governo norte-americano de ter exagerado e violado as práticas internacionais ao derrubar o balão que, de acordo com Pequim, era usado para pesquisa meteorológica. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O balão sobrevoou o território norte-americano durante pelo menos uma semana, até ser abatido por um míssil disparado por um caça. O espaço aéreo, da Carolina do Norte e do Sul, precisou ser fechado. O Pentágono alega que o objeto era usado para espionagem.

De acordo com autoridades militares, o artefato entrou na zona de defesa aérea, ao norte de um arquipélago de ilhas vulcânicas, no noroeste do país, em 28 de janeiro. A partir dali, o balão se moveu até o Alasca e o Canadá. E cruzou de volta para o território dos Estados Unidos, no norte de Idaho, na terça-feira (31.jan), mesmo dia em que o presidente Joe Biden soube do assunto.

Biden queria que o balão tivesse sido abatido imediatamente, mas foi informado de que o melhor momento para a operação seria sobre a água, já que poderia colocar em risco pessoas no solo.

Na sexta-feira (3.fev), o principal diplomata norte-americano, o secretário de Estado Antony Blinken, cancelou abruptamente uma visita que faria a Pequim. No mesmo dia, autoridades dos Estados Unidos divulgaram que um segundo balão de vigilância chinês foi visto sobrevoando a América Latina. O vídeo abaixo, gravado por um celular, mostra o que seria o balão no céu da Costa Rica.

A Força Aérea da Colômbia também confirmou, neste sábado (04.fev), ter identificado um objeto que aparentava ser um balão passando por seu território.

Parlamentares republicanos criticaram o presidente Joe Biden dizendo que ele deu uma abertura para Pequim ao não derrubar o balão antes dele chegar a pontos militares sensíveis na costa do país. O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse que senadores de todos os partidos terão acesso a um documento completo sobre o balão nos próximos dias, incluindo detalhes sobre a capacidade de vigilância. O Pentágono disse estar considerando medidas contra os chineses. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade