Centenas comparecem ao funeral de Tyre Nichols nos Estados Unidos
Vice-presidente Kamala Harris também compareceu e fez discurso
SBT Brasil
Nos Estados Unidos, centenas de pessoas compareceram ao funeral do jovem negro Tyre Nichols, que foi espancado por cinco policiais. Horas antes, o pai da vítima havia dito: "continuem na luta pelo nosso filho e pela nossa família".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante o velório, familiares de outras vítimas da violência policial discursaram: "que mães ao redor do mundo se unam a nós para acabar com isso", disse uma mulher.
A cerimônia ainda contou com a participação de um coral e da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris -- a primeira mulher negra a ocupar o segundo cargo mais alto do governo americano. Ela defendeu que o Congresso aprove a lei batizada de "George Floyd", que prevê a reforma da polícia do país. O projeto acabou engavetado no Senado.
"Esse ato violento não visava a segurança pública. Tyre Nichols deveria estar seguro, ele deveria estar conosco hoje", afirmou Harris.
O jovem de 29 anos morreu em 10 de janeiro, três dias depois da ação policial. Tyre Nichols estava dentro do carro parado em um sinal quando foi abordado. Já no chão, recebeu dezenas de ordens, foi agredido, fugiu correndo e acabou espancado.
Os cinco oficiais que praticaram a agressão foram demitidos e são acusados de homicídio. Dois outros oficiais ligados ao caso, além dos bombeiros que atenderam a ocorrência, também foram afastados.
Os pais do jovem assassinado em Memphis aceitaram o convite de Joe Biden e irão, na próxima semana, para a capital Washington, participar do discurso do estado da união - momento em que o presidente americano oferece ao Congresso o relatório de prioridades para o ano.
Leia também: