Publicidade
Mundo

Ex-magnata de criptomoedas é preso por fraude nas Bahamas

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, foi acusado de usar fundos dos clientes sem avisá-los

Imagem da noticia Ex-magnata de criptomoedas é preso por fraude nas Bahamas
Ex-magnata de criptomoedas é preso por fraude nas Bahamas
• Atualizado em
Publicidade

O ex-bilionário Sam Bankman-Fried, fundador da falida empresa de negociação de criptoativos FTX, foi preso nesta 3ª feira (13.dez), nas Bahamas, acusado de orquestrar um esquema para fraudar investidores. A acusação foi feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dos Estados Unidos. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a CVM, Bankman-Fried levantou mais de US$ 1,8 bilhão em ações desde maio de 2019, por meio da FTX, uma das mais conhecidas plataformas de criptomoedas, à época. No entanto, o ex-magnata teria desviado fundos de clientes para a Alameda Research LLC, seu fundo criptográfico de capital fechado, sem avisá-los.

A denúncia também diz que Bankman-Fried teria usado os fundos dos clientes para fazer, sem autorização prévia, investimentos de risco, compras de imóveis luxuosos e grandes doações políticas.

"Bankman-Fried colocou bilhões de dólares em fundos de clientes FTX na Alameda. Ele então usou a Alameda como seu cofrinho pessoal para comprar condomínios de luxo, apoiar campanhas políticas e fazer investimentos privados, entre outros usos", diz a denúncia. "Nada disso foi divulgado aos investidores em ações da FTX ou aos clientes comerciais da plataforma", afirma. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade