China envia última missão tripulada para construção de estação espacial
Expectativa é que Tiangong esteja pronta no fim de 2022 e dure entre 10 e 15 anos
Camila Stucaluc
A China enviou, nesta 4ª feira (30.nov), a última missão tripulada para concluir a construção da estação espacial Tiangong. A espaçonave Shenzhou-15, ocupada por três astronautas, decolou do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, localizado no Deserto de Gobi, e aterrissou em Tiangong cerca de seis horas depois.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
?Long March 2F Y15 soars from Jiuquan Satellite Launch Center in Northwestern China at 15:08UTC, carrying 3 #Shenzhou15 astronauts to @TiangongStation the China Space Station https://t.co/FzLYfBXKdT pic.twitter.com/BBCse5IEIs
? China 'N Asia Spaceflight ???? (@CNSpaceflight) November 29, 2022
Os recém-chegados, todos pilotos militares, passarão seis meses na estação espacial e continuarão o trabalho dos três astronautas da missão anterior, Shenzhou-14, que logo retornarão à Terra. Segundo a agência estatal Xinhua, essa é a primeira vez que o programa espacial chinês realiza a troca de tripulações em órbita.
+ Missão Artemis I: Nasa lança novo foguete à Lua
Após meses de construção, Tiangong chegou ao tamanho máximo, com três módulos e três naves espaciais anexadas. A expectativa é que a estação espacial, em forma de T, esteja pronta no fim de 2022 e dure entre 10 e 15 anos. Os módulos instalados permitirão tanto a realização de experiências científicas, em gravidade zero, como biológicas.