Cantor e compositor cubano autor de "Yolanda", Pablo Milanés morre aos 79
Fundador da Nueva Trova estava internado em um hospital na Espanha desde 12 de novembro
Cido Coelho
O cantor e compositor cubano Paulo Milanés, 79 anos, um dos fundadores da Nueva Trova cubana, morreu na madrugada desta 3ª feira (22.nov), em Madri, na Espanha.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a assessoria de imprensa do cantor, ele estava internado em um hospital de Madri desde 12 de novembro, devido a "infecções recorrentes". Milanés já tinha um histórico de saúde debilitada. Em 2014, ele recebeu um transplante de rim.
"É com grande dor e tristeza que lamentamos informar que o mestre Pablo Milanés faleceu nesta madrugada de 22 de novembro em Madrid. Agradecemos profundamente todo carinho e apoio, a todos os seus familiares e amigos, nestes momentos tão difíceis. Que descanse no amor e na paz que sempre transmitiu. Permanecerá eternamente na nossa memória". informou a página oficial do artista no Facebook.
Milanés é conhecido por clássicos como "Yolanda", "O breve espaço que você não é", nasceu em Bayamo, cidade a leste de Cuba, em 1943. Depois, mudou com os pais para a capital do país, Havana, e lá estudou música, adquirindo influências do gênero tradicional cubano.
Se destacou após participar de programas na TV, na década de 1950, e nos anos 1960, começou a compor suas primeiras canções, como "Tú, mi desengaño.
Durante sua carreira, Milanés gravou mais de 40 álbuns e já ganho um Grammy Latino de Excelência Musical.
Recentemente, ele cancelou várias apresentações da sua turnê Días de Luz nos últimos meses.