Morre Hebe de Bonafini, presidente da Associação Argentina Mães da Praça de Maio
Morte da ativista foi confirmada pela vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner
A presidente da Associação Argentina Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini, faleceu, na manhã deste domingo (20 nov.), em um hospital da cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, aos 93 anos. A morte da ativista foi confirmada pela vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o governo decretou três dias de luto nacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Hebe Bonafini criou a Associação para descobrir o paradeiro de seus filhos e outras pessoas presas pela última ditadura militar do país, entre os anos de 1976 e 1983.
"Queridíssima Hebe, Mãe da Praça de Maio, símbolo mundial da luta pelos Direitos Humanos, orgulho da Argentina. Deus te chamou no dia da Soberania Nacional... não deve ser coincidência. Simplesmente obrigado e até sempre", escreveu Cristina no Twitter.
Hebe estava internada desde o dia 12. No mês passado, ela ficou hospitalizada durante três dias para exames, mas teve alta. A ativista teve dois filhos e uma nora desaparecidos durante a ditadura.
Mais homenagens:
A Secretaria de Direitos Humanos da Argentina também homenageou a militante de direitos humanos em mensagem no Twitter: "Hebe compartilhou junto com as Mães um destino que as uniu na luta contra a impunidade dos crimes do terrorismo de Estado, resistindo frente ao silêncio e ao esquecimento."
Leia também: