Publicidade
Mundo

"Pra que foguete?"; ricos são criticados por Lula em reunião com indígenas

Presidente eleito foi convidado a discursar no Fórum Internacional dos Povos Indígenas, evento da COP27

Imagem da noticia "Pra que foguete?"; ricos são criticados por Lula em reunião com indígenas
Lula
• Atualizado em
Publicidade

"Nunca em uma reunião tive tanta responsabilidade passada para mim", começou Luis Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do Brasil convidado a participar do Fórum Internacional dos Povos Indígenas, evento anexo à 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada no Egito, em Sharm El-Sheikh.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No auditório tomado por indígenas ornamentados, Lula recebeu uma medalha e foi recepcionado com um "canto de acolhimento", como forma de voto de confiança sobre seu trabalho futuro.

Lula garantiu que cuidar dos povos originais é um compromisso dele como brasileiro consciente de que as terras em que vivemos foram invadidas por europeus. Pois, na época, aqui já existiam cinco milhões de indígenas. Atualmente, "seriam 817 mil pertencentes a 315 povos", lembrou ele.

Com muitos outros dados, Lula fez questão de demonstrar que estudou e compreende as injustiças históricas e recentes, além das necessidades dos povos originais. Por isso, reafirmou a criação de um ministério dedicado a eles em seu terceiro mandato. A partir de janeiro, disse ele, os indígenas devem participar mais ativamente das decisões do país e do mundo que também construíram.

"Por que vocês não participam das reuniões principais, com os chefes de estado?", indagou e completou chamando atenção para o preconceito sobre os povos, muitas vezes encarados como caricatos ou exóticos.

Lula pediu mais integração para que os problemas do planeta sejam resolvidos. "Me preocupa muito ver apenas seis homens ricos discutindo o futuro". Disse mais: "Por que eles gastam tantos milhões para construir foguetes, sendo que poderiam investir para mais empregos, condições melhores para a nossa gente aqui"?

Veja também:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade