COP27: Campos de gás e petróleo poluem mais do que o relatado por cias
Descoberta foi apresentada com nova plataforma, liderada pelo ex-presidente dos EUA, Al Gore, na COP27
Entre os locais e negócios individuais que mais emitem gases de efeito estufa no mundo, os campos de exploração de gás natural e petróleo ocupam as primeiras 14 colocações. A descoberta foi apresentada na 27ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.
Com ele, um grupo de pesquisadores, analistas de dados e organizações não governamentais fundaram a coalizão Climate Trace. O negócio também oferece uma plataforma com cobertura de satélite, sensoriamento remoto e inteligência artificial para rastrear exatamente quem está poluindo e quanto.
Na plataforma, a produção de gás natural e petróleo mostram emissões em volumes bem maiores -- o dobro -- do que foi relatado à ONU no ano passado. Além disso, informações sobre vazamentos e queima de metano sugerem que as emissões são três vezes maiores do que o relatado pelo setor. O metano é um gás de efeito estufa cerca de 80 vezes mais potente no curto prazo do que o dióxido de carbono.
Ao todo, 56 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa foram produzidas em 2021 nesses segmentos.
Com petróleo, a Bacia do Permiano, nos EUA, ficou no topo dos emissores com mais de 200 milhões de toneladas. Com gás natural, o campo Urengoyskoye, na Rússia, ficou em segundo lugar na lista com 152 milhões de toneladas.
Gore disse que os dados mostram a extensão do "profundo corte que precisamos fazer na poluição por gases de efeito estufa para evitar os impactos mais catastróficos da crise climática".
Veja também: