Publicidade
Mundo

Após Noruega, Alemanha sinaliza desbloqueio de repasses ao Fundo Amazônia

Suporte será retomado com a posse de Lula como presidente da República

Imagem da noticia Após Noruega, Alemanha sinaliza desbloqueio de repasses ao Fundo Amazônia
Verbas poderão ser utilizadas para medidas de preservação florestal e maior fiscalização no bioma | Reprodução/Twitter JochenFlasbarth
• Atualizado em
Publicidade

O secretário de Estado do Ministério alemão para Cooperação e Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, afirmou que o governo está pronto para retomar os repasses ao Fundo Amazônia após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023, como presidente da República. Pelas redes sociais, o político disse que acompanharia a decisão da Noruega.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"A Alemanha está pronta para se reengajar no Brasil junto com nossos colegas noruegueses em apoio ao Fundo Amazônia. A floresta amazônica é fundamental para manter 1,5°C ao alcance", declarou Flasbarth. Segundo ele, será preciso que o novo governo mostre o comprometimento dos estados com o desmatamento.

Os repasses financeiros ao Fundo Amazônia foram suspensos pela Alemanha e pela Noruega em setembro de 2019, após os países identificarem o aumento do desmatamento no bioma que, na época, cresceu 85% em relação ao ano anterior. A mudança de administração do fundo também influenciou na decisão.

+ Presidente do Egito convida Lula para participar da COP27

Na última semana, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para determinar a reativação do Fundo em 60 dias, alegando que a paralisação do recurso fere a proteção ao meio ambiente. Com a retomada, as verbas poderão ser utilizadas para medidas de preservação florestal e maior fiscalização no bioma.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade