"ONU está sendo posta à prova como nunca", diz Guterres
Secretário-geral destacou desafios como guerras, insegurança alimentar e aquecimento global
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou, nesta 2ª feira (24.out), que a entidade "está sendo testada como nunca". Isso porque, no ano em que a organização completa 77 anos, o mundo vive um cenário marcado por conflitos militares, insegurança alimentar e desigualdade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Agora, mais do que nunca, precisamos trazer à vida os valores e princípios da Carta das Nações Unidas em todos os cantos do mundo. Vamos renovar nossa esperança e convicção no que a humanidade pode alcançar quando trabalhamos como um só, em solidariedade global", disse Guterres.
Entre as ações atuais, o chefe da ONU reforçou o papel da organização na guerra entre Rússia e Ucrânia, fazendo jus ao princípio inicial da entidade. Isso porque a organização surgiu em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com objetivo de evitar um novo conflito global.
+ Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros de advertência na fronteira
Guterres destacou ainda a cooperação em outros assuntos mundiais. "Trabalhamos para acabar com a pobreza extrema, reduzir as desigualdades e resgatar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Protegendo nosso planeta, inclusive quebrando nosso vício em combustíveis fósseis e dando início à revolução da energia renovável", disse.