Steve Bannon, conselheiro de Trump é condenado a 4 meses de prisão
Ele não respeitou uma intimação do comitê da Câmara americana que investiga o ataque ao Capitólio
A justiça americana condenou Steve Bannon, conselheiro do ex-presidente Donald Trump, a quatro meses de prisão, após ele não respeitar uma intimação do comitê da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio em janeiro deste ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na decisão proferida nesta 6ª feira (21.out), o juiz distrital dos EUA, Carl Nichols, permitiu que Bannon recorra em liberdade e impôs uma multa de US$ 6.500.
Em julho, Bannon já havia sido condenado por desacato por se recusar a prestar depoimento e a fornecer documentos ao comitê. A promotoria havia pedido que o réu fosse preso por seis meses. A defesa havia solicitado e ele cumprisse a pena em liberdade condicional.
Para o juiz, o crime de desacato ao Congresso requer uma sentença mínima obrigatória de pelo menos um mês na cadeia.
"Na minha opinião, o Sr. Bannon não assumiu a responsabilidade por suas ações.Outros devem ser dissuadidos de cometer crimes semelhantes", afirmou Nichols.
Os advogados de Bannon, negam que ele tenha agido de má-fé. Eles alegam que o cliente não compareceu ao Congresso porque outro advogado lhe disse para não ir após Trump alegar que o privilégio executivo se aplicaria. "Sr. Bannon agiu conforme seu advogado o aconselhou, não comparecendo e não entregando documentos neste caso. Ele não se recusou a obedecer", afirmou.
O aliado de Trump, também é acusado em outros processos por lavagem de dinheiro, fraude e conspiração em Nova York relacionadas à campanha para construção de um muro na fronteira com o México. Bannon se declarou inocente.
*Com informações da Associated Press.