Polônia exige 1,3 trilhão de euros em danos de guerra da Alemanha
Montante envolve reparação das famílias das vítimas e dos saques de obras artísticas
O ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, informou, nesta 3ª feira (4.out), que assinou uma nota oficial à Alemanha solicitando o pagamento de 1,3 trilhão de euros. O montante seria referente à indenização dos danos causados pela ocupação de alemães nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O documento será entregue ao Ministério das Relações Exteriores alemão. O acordo envolve a reparação pelos saques de obras de artes, arquivos e depósito bancários durante o período, bem como às famílias das vítimas. Segundo Rau, o pagamento ajudaria a fortalecer as relações bilaterais e a fechar "capítulos dolorosos do passado".
A Polônia alega que o país foi um dos primeiros a sofrer com a agressão alemã e que ainda não foi recompensado por Berlim. O montante pedido foi baseado em um relatório, que apontou para mais de 1,3 trilhão de euros de prejuízo. Além disso, cerca de 6 milhões de cidadãos poloneses, incluindo 3 milhões de judeus, foram mortos pelas tropas.
+ Alemanha condena ex-guarda nazista de 101 anos a cinco anos de prisão
O governo alemão, por sua vez, argumenta que a compensação foi paga às nações prejudicadas pela guerra e que a Polônia recebeu algumas terras para reparar os territórios perdidos durante a guerra. Em relação às vítimas, Berlim alega que pagou, em 1990, uma compensação única a ex-detentos de campos de concentração e às vítimas de trabalho forçado.