Putin concede cidadania russa a Edward Snowden
Ex-agente da CIA é acusado de espionagem pelos Estados Unidos e está exilado na Rússia desde 2013
O presidente russo, Vladimir Putin, concedeu nesta 2ªfeira (26.set) cidadania russa a Edward Snowden, ex-funcionário de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA.
Ele recebeu asilo político na Rússia depois de fugir dos EUA em 2013, quando vazou documentos sobre a coleta de dados da Agência de Segurança Nacional que passa pela infraestrutura das empresas de telefonia e internet dos EUA, e divulgou também detalhes sobre o orçamento secreto de inteligência dos EUA e a extensão da vigilância americana sobre autoridades estrangeiras, incluindo os líderes de países aliados dos EUA.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
À época, Snowden afirmou que fez as revelações porque acreditava que a comunidade de inteligência dos EUA tinha ido longe demais e infringido erroneamente as liberdades civis e que não acreditava que o governo do ex-presidente Barack Obama, que estava no cargo quando ele vazou os registros para os jornalistas, agiria se ele tivesse feito uma denúncia interna.
Desde então, Snowden é acusado de espionagem pelos Estados Unidos e pode pegar décadas de prisão caso seja julgado no país.
De acordo com o decreto assinado nesta 2ª, Snowden e outros 75 cidadãos estrangeiros foram listados como tendo a cidadania russa concedida. Ele já havia recebido o visto de residência permanente em 2020.
* Com informações da Associated Press