Papa Francisco embarca para Cazaquistão nesta 3ª feira
Viagem apostólica terá duração de três dias e deve abranger diálogo entre religiões
O papa Francisco embarcou, nesta 3ª feira (13.set), para o Cazaquistão em uma viagem de três dias. Segundo o Vaticano, a visita, que contempla a 38ª viagem apostólica do pontífice, atende a um convite do presidente do Senado do país, Maulen Ashimbayev, feito em novembro de 2021.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O avião decolou às 7h36, com destino a Nur-Sultan, a futurista capital cazaque conhecida até março de 2019 como Astana. São cerca de 6h30 horas de voo, durante as quais o Airbus sobrevoará Itália, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Turquia, Geórgia e Azerbaijão", informou o Vaticano.
Durante a estadia, Francisco participará do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, para reafirmar a contribuição positiva das fés na harmonia entre os povos. O Pontífice também deve se encontrar com a pequena comunidade católica local, calculada em menos de 1% dos 19 milhões de habitantes.
+ Rainha Elizabeth II escreveu carta que só poderá ser lida em 2085
A viagem do papa ao Cazaquistão havia sido confirmada em agosto. No entanto, as recentes dificuldades de locomoção de Francisco preocuparam autoridades religiosas e médicos. No início de setembro, por exemplo, o pontífice precisou diminuir as atividades para recuperar a movimentação do joelho, prejudicada pela última viagem ao Canadá.