Microplásticos são encontrados entre fibras das plantas
Partículas diferentes nos caules causaram estranhamento entre cientistas que descobriram um problema
Os microplásticos, difícieis de ver a olho nu, já foram encontrados nos oceanos, no ar e até no organismo de bebês recém-nascidos. Então, não é tão impressionante saber que agora os cientistas encontraram entre as fibras dos caules das plantas, algumas fibras com cores e texturas diferentes. Não deu outra. É plástico.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Isso que o estudo nem tinha esse objetivo. Os pesquisadores queriam saber quais reações químicas acontecem nas poças d'água que se formam entre o caule a folha dos cardos, parentes das alcachofras e que fazem parte da família dos Dipsacus.
A análise com microscópio em 50 amostras é que revelou as partículas diferentes. Os pedaços de polímero tinham entre 141 mícrons e 2,4 milímetros de comprimento. Eles foram encontrados na concentração de 101 a 409 fragmentos por milímetro da planta.
A pesquisa já foi publicada no periódico Bio Risk, porém, foi ampliada. Agora, os cientistas da Universidade de Presov, na Eslováquia, querem descobrir como o plástico foi parar ali. Se, por exemplo, pelo ar ou levado, talvez, por caracóis.
"A primeira descoberta de microplásticos em pequenos reservatórios de água de curto prazo criados por plantas é mais uma evidência de que essa contaminação se espalha por vários caminhos e provavelmente nenhum ambiente na Terra é seguro, o que obviamente torna nossa descoberta bastante desanimadora", diz a nota sobre o estudo.
Leia mais: