Colômbia e Venezuela retomam relações diplomáticas
Países romperam relações bilaterais após o então presidente da Colômbia reconhecer Juan Guaidó
Diplomatas da Venezuela e Colômbia tomaram posse em Bogotá e Caracas nesta 2ª feira (30.ago) dando um passo fundamental no restabelecimento das relações diplomáticas entre os países vizinhos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ponto de ruptura entre eles ocorreu em fevereiro de 2019, quando Maduro rompeu relações e ordenou que o corpo diplomático colombiano deixasse a Venezuela em 24 horas. Ele acusou o governo de Iván Duque (2018-2022) de emprestar seu território para atacar a Venezuela depois que a oposição tentou levar ajuda humanitária através da fronteira e realizou o show "Venezuela Aid Live" com o apoio do então presidente.
Na época, a Colômbia reconheceu o presidente autoproclamado Juan Guaidó e Duque liderou o que chamou de "cerco diplomático" na região que buscava tirar Maduro do poder, alinhado com os Estados Unidos, seu tradicional aliado.
A relação bilateral foi renovada com o governo de Gustavo Petro, o primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia, que deu uma guinada ao reconhecer Nicolás Maduro como o presidente legítimo da Venezuela.
* Com informações da Associated Press