Publicidade
Mundo

EUA enviam dois navios de guerra para Estreito de Taiwan

Ação acontece em meio à promoção de exercícios militares chineses ao entorno da ilha

Imagem da noticia EUA enviam dois navios de guerra para Estreito de Taiwan
Navios correspondem aos cruzadores de mísseis guiados USS Antietam e USS Chancellorsville | Reprodução/redes sociais
• Atualizado em
Publicidade

A Marinha dos Estados Unidos informou, no domingo (28.ago), que dois navios de guerra foram enviados para o Estreito de Taiwan. Em comunicado, as forças norte-americanas afirmaram que a manobra demonstra o compromisso do país com a ilha, uma vez que a tensão envolvendo o território taiwanense e a China aumenta a cada dia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Esses navios [estão em trânsito] por um corredor no estreito que está além do mar territorial de qualquer estado costeiro. O trânsito dos navios pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto. Os militares norte-americanos voam, navegam e operam em qualquer lugar que a lei internacional permita", diz o texto.

A tensão entre Taiwan e China ganhou força recentemente devido à visita de autoridades norte-americanas à Taiwan, como o governador de Indiana, Eric Holcomb, e a presidente do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. Isso porque, mesmo que não conteste a reivindicação da ilha por Pequim, o governo de Joe Biden já garantiu apoio de defesa à Taiwan. 

+ Rubens Barbosa: planos de Lula e Bolsonaro não respondem aos desafios globais

Como resposta, as autoridades chinesas iniciaram exercícios militares ao entorno da ilha, aumentando a ameaça da soberania do país. Na última semana, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Jaushieh Joseph Wu, alertou que as ambições da China não se limitam apenas a Taiwan e que Pequim está buscando expandir a influência política, econômica e militar através da iniciativa belt and road, que envolve antigas rotas de comércio.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade