Italiano testa positivo para covid, HIV e varíola dos macacos
Paciente apresentou sintomas após passar uma semana de férias em Madrid
Camila Stucaluc
Um italiano de 36 anos testou positivo, ao mesmo tempo, para covid-19, varíola dos macacos e HIV. O diagnóstico triplo, publicado na revista científica Journal of Infection, aconteceu após o homem passar uma semana de férias em Madrid, entre os dias 16 e 20 de junho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o artigo, o paciente começou a sentir sintomas como febre, dor de garganta e de cabeça no início de julho. Após comparecer ao centro médico, ele foi submetido ao teste de covid-19, que resultou positivo. Três dias depois, o italiano precisou retornar à unidade hospitalar devido ao aparecimento de erupções cutâneas, sintoma causado pela varíola dos macacos.
Em isolamento, o homem realizou o teste para a doença, que detectou o vírus. Durante as consultas, ele relatou que teve relações sexuais sem usar proteção e, então, foi submetido a exames de doenças sexualmente transmissíveis. Após os resultados, foi constatado que o italiano tinha HIV.
+ Prefeitura de SP recomenda uso de máscaras para conter varíola dos macacos
O hospital San Marco do Policlínico Universitario de Catânia informou que, apesar do quadro, o paciente não apresentou grandes complicações devido às doenças. Ele foi liberado depois que as lesões causadas pela varíola dos macacos se transformaram em crostas, tendo iniciado, também, o tratamento de HIV.