Premiê da Finlândia se desculpa por foto de amigas de topless em residência oficial
Comportamento da primeira-ministra Sanna Marin virou alvo de debate depois de aparecer festejando
Menos de uma semana depois de ser alvo de críticas por conta de um vídeo onde aparece dançando com amigos, a primeira-ministra da Finlândia veio a público e se desculpou por uma foto que mostra duas mulheres se beijando e posando de topless na residência oficial de verão da líder do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar de não aparecer nas imagens, Sanna Marin, de 36 anos, confirmou que a fotografia foi tirada em um banheiro da residência oficial após um festival de música no início de julho. Uma das mulheres, descrita como influenciadora de mídia social, teria postado a foto, que foi removida logo após os meios de comunicação começarem a noticiar sobre ela.
"Na minha opinião, essa foto não é apropriada, peço desculpas por isso. Essa foto não deveria ter sido tirada", disse Marin na 3ªfeira (23.ago), segundo a emissora finlandesa YLE.
De acordo com a premiê a reunião pós-festival foi uma festa privada e os nomes de todos os convidados foram fornecidos à equipe de segurança que monitora a propriedade Kesaranta, localizada na parte norte de Helsinque. A vila de madeira de dois andares de 1873 possui uma sauna à beira-mar, um pavilhão, um píer e uma quadra de tênis.
"Estávamos usando as instalações da sauna e a área do jardim, mas não passamos tempo dentro da casa Kesaranta, embora os banheiros dos hóspedes do andar de baixo estivessem em uso", afirmou Marin.
Nesta 4ª feira (24.ago), a primeira-ministra se dirigiu a uma multidão na cidade de Lathi, no sul da Finlândia, e mencionou os vislumbres de sua vida privada que se tornaram públicos.
"Eu também sou humano", disse Marin com a voz embargada e olhos vermelhos. Ela acrescentou que nunca deixou de cumprir uma única tarefa de trabalho porque tirou uma folga.
"Eu faço meu trabalho. Eu aprendo com isso", disse Marin. "Esta semana não foi fácil. Tem sido difícil. Mas quero acreditar que as pessoas olham para o trabalho que fazemos, não para o que fazemos em nosso tempo livre."
No vídeo vazado na semana passada, Marin apareceu com amigos em uma festa particular. Ela reconheceu que ela e seus amigos comemoraram de uma "maneira barulhenta" e que o álcool -- mas, até onde ela sabe, nenhuma droga -- estava envolvido.
Para evitar mais especulações, na última 6ªfeira (19.ago), a primeira-ministra realizou um exame toxicológico -- do qual ela mesmo pagou -- que teve resultado negativo.
* Com informações da Associated Press